Rinite Alérgica

A rinite alérgica é uma doença que causa grande desconforto aos pacientes, com diminuição da qualidade de vida e do sono. É caracterizada pela presença de espirros, coceira no nariz e olhos, nariz entupido e coriza.

O que é?

A rinite alérgica é a inflamação causada por reação alérgica na mucosa que reveste a cavidade nasal (nariz).

Quando alérgica, os principais causadores são ácaros, poeira doméstica, animais (cão e gatos) e fungos. No Brasil, a poeira doméstica é o principal alérgeno das alergias respiratórias. É constituída por descamação da pele humana e de animais, restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e organismos microscópicos que são chamados ácaros (família dos aracnídeos). O principal fator da poeira que causa alergia é o ácaro.

Quem é alérgico apresenta uma sensibilidade aumentada a essas proteínas, e assim, pequenas quantidades das mesmas já podem causar os sintomas e, em geral, estes sintomas são proporcionais á quantidade de alérgeno. Na época do inverno, quem tem rinite alérgica apresenta piora dos sintomas, pois neste período, são usados cobertores e roupas que ficaram guardados por muito tempo, e podem estar cheios de ácaros e fungos. Além disto estes doentes são mais susceptíveis a resfriados. Na verdade o resfriado é uma inflamação do nariz, que irá comprometer os mecanismos de proteção nasal, com isto facilitando a entrada dos alérgenos.

Os principais sintomas são:

• Espirros
  • Coceira
  • Nariz entupido / Obstrução nasal
  • Coriza (saída de secreção clara – parecido com água pelo nariz)

A rinite alérgica é uma doença que não causa complicações na saúde do paciente, porém trazem grande desconforto no dia a dia e podem alterar concentração, qualidade do sono e assim, qualidade de vida.

Como descobrir o que causa a rinite?

O aparecimento dos sintomas após exposição ao inalante é altamente sugestivo de alergia.

Existem testes que podem confirmar a alergia, através da pesquisa de Imunoglobulina E específica no sangue ou na pele (prick teste). Leia mais sobre o Teste de Punctura (prick teste).

Skin prick allergy test
Prick Teste: teste rápido e fácil para descobrir ao o que o paciente tem sensibilização

Cheiro forte causa rinite alérgica?

Cheiros fortes, como cigarro, perfumes e produtos de limpeza não são a causa da rinite. O que acontece é que a pessoa com rinite alérgica apresenta uma sensibilidade aumentada e assim, os cheiros fortes são irritantes, podendo causar os mesmos sintomas (coceira, nariz entupido, espirros e coriza).

Qual a diferença entre rinite alérgica e sinusite?

A rinite alérgica é a inflamação na cavidade nasal ocasionada por um processo alérgico, enquanto a sinusite é uma inflamação na região dos seios paranasais causada em geral por um processo infeccioso.

Pacientes com rinite alérgica NÃO controlada apresentam maior chance de evoluir para sinusite aguda infecciosa devido ao acúmulo de secreção e dificuldade de drenagem da mesma pelo inchaço das mucosas.

seiosparanasais
Os seios paranasais se conectam ao nariz através de pequenos ductos.
rinitexsinusite
Tabela comparando os sintomas da Rinite x Sinusite

Tratamento da Rinite Alérgica

A primeira parte do tratamento é evitar ao máximo o que causa alergia. A grande maioria dos casos é devido a poeira, o que torna difícil a exclusão completa dela da vida do paciente, principalmente para aqueles que vivem em cidades grandes. Ainda assim, existem diversas medidas ambientais que ajudam a diminuir consideravelmente as proteínas inalatórias que causam alergias. Leia mais no Post Higiene do ambiente: parte fundamental no tratamento das alergias

Assim, para aqueles que apresentam sintomas persistentes e que causam grande prejuízo na qualidade de vida e do sono, medicamentos ajudam a aliviar e tratar os sintomas:

1. Spray nasal de corticóide
  2. Spray nasal com corticóide e anti-histamínico
  3. Anti-histamínicos/anti-alérgicos (comprimidos)
  4. Montelucaste (comprimidos)
  5. Corticóide oral
Spray nasal para rinite alérgica
Medicamentos tópicos através de spray nasal são opções no tratamento da rinite alérgica

Ainda, é possível tratar os sintomas através da Imunoterapia, também conhecida como vacina para alergia.

Essa é uma modalidade de tratamento que consiste na exposição repetida em pequenas quantidades do alérgeno através de injeções subcutâneas ou gotas sublinguais. É um tratamento a longo prazo, de 3 a 5 anos, que promove o aumento da tolerância ao alérgeno, diminuindo assim, os sintomas.

Não tome medicações por conta própria.

Converse com o seu médico sobre a melhor opção de tratamento para os seus sintomas.