Escovar os dentes: quando começar?

Qual a importância na escovação correta dos dentes?

As cáries dentárias são a doença crônica mais prevalente da infância e podem trazer consequências a curto e longo prazo, como infecções no coração. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos estudos mostram que 24% das crianças entre 2 e 4 anos, 53% das crianças de 6 a 8 anos, e 56% das crianças com 15 anos já tiveram carie pelo menos uma vez na vida.

Assim, a higiene bucal e a escovação dos dentes faz parte do cuidado da saúde da criança. Ela deve ser iniciada pelos pais e estimulada para que a criança adquira hábitos saudáveis.

Quando os dentes nascem?

Os primeiro dente costumam a nascer por volta dos 6 – 7 meses de idade. No entanto, alguns bebês são mais precoces e  podem apresentar o primeiro rompimento dentário (normalmente o incisivo central inferior) já com 3 meses, enquanto outros podem ter de esperar até quase 1 ano.

Os últimos dentes (os segundos molares, no fundo da boca) costumam já ter nascido no segundo ano de vida. Com 3 anos, seu filho deve ter o conjunto completo: 20 dentes de leite.

IMG_3064

Quando iniciar a escovação?

A escovação dos dentes deve ser iniciada assim que eles nascerem. Os pais são responsáveis pela escovação quando seus filhos são bebês, mas conforme forem crescendo é importante que as crianças sejam orientadas de como realizar a escovação de forma correta.

Em geral, as crianças já conseguem escovar os dentes sem supervisão de um adulto a partir dos 8 anos de idade.

Quando os bebês apresentam apenas os dentes incisivos (da frente) a higienização pode ser feita com gaze ou fralda. A partir do momento que os dentes posteriores nascem, uma escova com tamanho adequado para a idade da criança deve ser utilizada.

Sempre realizar a escovação pelo menos 2 vezes por dia.

 

Devo usar que tipo de pasta de dente?

A pasta de dente com flúor pode ser utilizada desde o início da escovação. O único cuidado deve ser com a quantidade de pasta:

  • Até os 3 anos: quantidade mínima, semelhante a um grão de arroz cru
  • A partir dos 3 anos: quantidade semelhante a uma ervilha

A pasta de dente escolhida deve ser a que contém flúor em uma quantidade de aproximadamente 1000 ppm. Pastas com concentração abaixo de 500 ppm não contém uma quantidade suficiente para evitar cáries.

 

Não existe risco de efeitos colaterais com a pasta de flúor?

Se oferecido na quantidade adequada não!

O uso excessivo de flúor pode levar a uma doença dentária chamada fluorose, em que os dentes ficam manchados. No entanto, nas doses recomendadas acima é comprovado que o risco é praticamente zero, já que corresponde a 30% da dose máxima de flúor.

Reforçamos a importância de supervisionar a escovação de dentes até os 8 anos de idade, para que não haja uso ou ingesta excessiva da pasta de dente.

 

Quando levar a criança ao dentista?

Até o primeiro ano de vida a criança deve ter a sua primeira visita ao dentista. Após, visitas semestrais ou antes caso orientado pelo profissional.

 

Outras dicas para evitar cáries:

A quantidade de açúcar ingerida está altamente relacionada com o aparecimento de cáries. Assim, algumas orientações na dieta da criança para evitar as caries:

  • Se possível, aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e concomitante com outros alimentos até 1 ano ou mais
  • Limitar comidas e bebidas doces
  • Estabeleça uma rotina para dormir que estimule a higiene dos dentes, como: tomar banho, escovar os dentes, leitura e deitar na cama.
  • Evite colocar a criança para dormir com mamadeira, ou seja, tomar mamadeira deitada
  • Evitar sucos artificiais que contém alta concentração de açúcar

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria / Academia Americana de Pediatria 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s