Crise de Asma

Nas últimas duas décadas tem havido aumento significativo das doenças alérgicas, dentre elas a asma brônquica.

Felizmente, a maioria dos casos de asma (indevidamente chamada de bronquite alérgica, bronquite asmática ou simplesmente bronquite) é bem controlada com o tratamento.

O que é asma mal controlada?

Na asma mal controlada outras doenças ou certas condições podem causar ou agravar a asma, dificultando sua melhora. Assim, doenças pulmonares crônicas (bronquite e enfisema); sinusites; doença do refluxo; fatores ambientais (ácaros da poeira, mofo, pelo de animais); fumaça de cigarro; certos medicamentos e problemas sócioeconômicos podem estar envolvidos no fracasso do controle da asma, devendo ser identificados e afastados.

Continuar lendo “Crise de Asma”

Principais Dúvidas sobre Vacinação

Como as vacinas funcionam?

Para entender o mecanismo das vacinas precisamos entender como adquirimos imunidade contra micro-organismos:

• O primeiro contato com vírus/bactérias/fungos/parasitas inicia a produção de anticorpos específicos. Nesse momento, a resposta é lenta e não tão efetiva.
  • Após a produção de anticorpos específicos, a resposta imunológica torna-se altamente eficaz, o que culminará com a eliminação do patógeno
  • Também, são produzidos anticorpos de memória contra aquele bicho específico, ou seja, que permanecerão em nosso corpo por longos períodos. Em caso de novo contato com o micro-organismos, esses serão os anticorpos ativados.
  • Assim, em um segundo contato, devido aos anticorpos de memória, a resposta imunológica é muito mais rápida, levando a eliminação do micro-organismo até mesmo antes dos sintomas se manifestarem

A vacina contém uma proteína específica do vírus ou bactéria e assim, quando inoculado em nosso organismo, ele já o reconhece e inicia a produção dos anticorpos específicos. Dessa forma, quando em contato direto com o micro-organismo, a resposta será muito mais rápida e eficiente.

Continuar lendo “Principais Dúvidas sobre Vacinação”