Pé Torto Congênito

Não se sabe exatamente porque a condição ocorre, por isso se dá o nome de pé torto congênito (de nascimento) e idiopático (quando não se sabe a causa)

 

A frequência da ocorrência dessa condição é de 1 caso para cada 1000 crianças aproximadamente.

Associações Comuns

  • O pé torto congênito idiopático pode estar associado a outros problemas ortopédicos como alterações nos pés e frouxidão ligamentar (como por exemplo a displasia do quadril – defeito na formação do encaixe da cabeça do fêmur na bacia)

O diagnóstico do pé torto congênito idiopático é clínico, e pode ser feito antes mesmo do nascimento através de exames de imagem 

Diagnóstico Pré-Natal

  • O diagnóstico pré-natal do pé torto congênito é realizado através do ultassom morfológico. Nessa ocasião, os pais são informados e devem receber informações sobre a condição e as possíveis formas de tratamento.

Tratamento

  • Hoje em dia o  tratamento de escolha é o método minimamente invasivo como o método de Ponseti (uma série de moldes de gesso, seguido por uma órtese – espécie de bota ortopédica – para corrigir a deformidade congênita do pé torto, dispensando cirurgias agressivas em 95% dos casos)

captura-de-tela-2017-01-02-as-21-12-33

  •  Quanto mais cedo possível instituir o tratamento melhores os resultados

 

Texto: Dr. Bruno Vieira Motter (Ortopedista Traumatologista e especialista em cirurgia de Coluna Vertebral) CRM 142.047 / O Dr. Bruno atende no Centro de Ortopedia e Reabilitação (COR) – Rua Alegre, 598 – São Caetano do Sul / Telefone: (11) 4221-6744 ou 4227-5141

Fonte: Sociedade Brasileira de Ortopedia 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s