Coqueluche

A coqueluche é uma doença respiratória bastante contagiosa. Ela é causada pela bactéria Bordetella pertussis, e se caracteriza por uma tosse importante e seca.

Ao contrário da tosse que acompanha os resfriados – e que costuma durar pouco mais de uma semana – no caso da coqueluche ela dura pelo menos três semanas, e a pessoa infectada não produz secreções como catarro.

O contágio acontece através de contato direto com os indivíduos sintomáticos, através de gotículas de secreção eliminadas pela saliva ou muco eliminadas pelo doente ao tossir, espirrar ou falar. O período de incubação da doença é de  5 a 10 dias, podendo variar de 1 a 3 semanas.

Continuar lendo “Coqueluche”

Gripe

A gripe é uma doença respiratória aguda causada pelo vírus Influenza A ou B, que ocorre principalmente no outono/inverno. Em crianças saudáveis, é geralmente uma doença aguda e auto-limitada, porém, esse grupo etário tem risco aumentado de sintomas graves e complicações.

Quem causa a gripe?

A gripe é causada pelo vírus Influenza A ou B. Esse vírus, principalmente o subtipo A, tem grande capacidade de modificar suas características antigênicas, por isso, a vacina é atualizada anualmente, com o intuito de manter a proteção adequada contra o vírus.

A fácil transmissão além do período prolongado de transmissão, faz com que a gripe propague-se globalmente em ciclos sazonais de epidemias (principalmente nos meses frios do ano), as quais provocam anualmente entre três e cinco milhões de casos graves da doença e entre 250 000 e 500 000 morte.

Continuar lendo “Gripe”

Resfriado

Conhecido também como rinossinusite aguda, é a infecção das cavidades nasais e dos seios da face e pode ter origem viral ou bacteriana. A rinossinusite viral (resfriado comum) é extremamente frequente até os sete anos de idade, podendo ocorrer 6 a 10 vezes ao ano, nesta faixa etária. Menos de 10% das infecções virais evoluem para uma rinossinusite aguda bacteriana.

Nos primeiros 2 ou 3 dias da rinossinusite viral aguda, os sintomas são:

• Obstrução nasal
  • Dor de garganta
  • Espirros
  • Coriza clara
  • Inapetência (falta de apetite)
  • Febre

Após o terceiro dia, a febre, a dor de garganta e a inapetência tendem a desaparecer, a secreção nasal fica mais espessa, podendo ficar verde ou amarela; a tosse e a obstrução nasal persistem..

Continuar lendo “Resfriado”

Doenças do Teste do Pezinho: Fibrose Cística

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose ou doença do beijo salgado, é uma doença genética, grave, que acomete pulmões, pâncreas, fígado, intestino e glândulas exócrinas.

A doença surge a partir de genes defeituosos que passam de pais para filhos. É uma doença autossômica recessiva, ou seja, os pais portadores do gene têm 25% de chance de ter o filho com fibrose cística:

fibrosecistica1
Entenda o que é a herança autossômica recessiva, ou seja, qual a chance da criança ter a doença

Continuar lendo “Doenças do Teste do Pezinho: Fibrose Cística”

Roupas Novas: devem ser lavadas antes do primeiro uso?

É recomendável que todas as roupas novas sejam lavadas de forma mais rigorosa antes da serem utilizadas pela primeira vez.

A higienização deverá ser com detergente neutro e vários enxagues, o que permite remover ao máximo os produtos químicos presentes no tecido.

Roupas pessoais, roupas de banho e cama contêm substâncias tóxicas e algumas delas são irritantes da pele e podem desencadear processos alérgicos em pacientes que têm predisposição ou hipersensibilidade na pele. Em alguns casos podem agravar quadros de alergia.

Continuar lendo “Roupas Novas: devem ser lavadas antes do primeiro uso?”