Como fazer charutinho nos bebês?

     O famoso charutinho, ou seja, enrolar o bebê com cobertor, deixa ele mais calmo pois dá a sensação de segurança pela posição semelhante de quando ele estava dentro do útero da mãe.

 

É uma técnica útil para acalmar recém-nascidos, no entanto, devemos nos atentar para as seguintes considerações para que o charutinho seja feito com segurança, sem risco para a saúde do bebê.

Passo a passo para realizar o charutinho:

  1. Não realizar o charutinho muito apertado, pois pode restringir a caixa torácica do bebê e aumentar a chance de morte súbita. O ideal é que você consiga passar a mão entre o cobertor e o tórax da criança facilmente.
  2. Não apertar muito a região do quadril, pois a ausência de movimentação deles pode aumentar o risco de deslocamento de quadril
  3. Não deixar o cobertor muito frouxo para que a criança não se desenrole, pois isso aumenta o risco de sufocamento
  4. Embrulhar o bebê pode aumentar o risco de superaquecimento. Transpiração, cabelos molhados, bochechas vermelhas, erupção de pele pelo calor e respiração rápida podem indicar um aumento de temperatura.
A figura abaixo mostra uma das formas de realizar o charutinho, lembrando de verificar sempre que o quadril está se mexendo livremente:
O vídeo abaixo também mostra outras formas de realizar o charutinho, reforçando os pontos que enfatizamos acima (o vídeo é em inglês, mas é possível colocar legenda nele):
Fonte: Academia Americana de Pediatria / Instituto Internacional de Displasias do Quadril 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s