Varicela (Catapora)

A varicela, mais conhecida como catapora, é uma doença causada pelo vírus herpes zoster, que acomete principalmente crianças.

Como pegamos a doença?

A forma mais comum de contágio é pela saliva, espirro, tosse ou mesmo na fala. A transmissão também pode acontecer por meio da inoculação direta, ou seja, quando as mãos têm contato com vesículas contaminadas de alguma pessoa doente e infectam a via aérea ou mucosa oral, ou indireta, pelo contato com roupas ou superfícies que foram utilizadas pela pessoa doente.

Como ela aparece?

Caracteriza-se pela presença de vesículas ou bolhas, em geral, de conteúdo claro e com as bordas avermelhadas. Essas bolhas, que surgem na pele de todo o corpo, inclusive no couro cabeludo, boca e outras mucosas, aparecem em surtos, ou seja, várias ao mesmo tempo, vêm acompanhadas de febre baixa a moderada com duração média de quatro dias.
Vesículas (bolhas com água dentro) são lesões características da Varicela.
Após as vesículas, crostas são formadas

Diagnóstico

O diagnóstico da doença é basicamente pelos sintomas e pelas lesões de pele. Existe a possibilidade de confirmação por exame de sangue pela coleta de sorologia, porém não é feita de rotina.

Tratamento

Nas crianças pequenas, não é indicado qualquer tratamento, nem mesmo os conhecidos banhos de permanganato, que quando mal diluído, pode causar queimaduras na pele. O recomendado é:
  • Fazer a higiene adequada da pele, com água e sabão
  • Cortar bem as unhas da criança para que ela não coce as vesículas e aumente o risco de infeccioná-las.
O tratamento específico com a medicação, que é o aciclovir, só é indicado em adultos ou pacientes acima dos 12 anos, pois a taxa de complicação da doença costuma ser maior. Em casos específicos, quando o paciente tem HIV, algum grau de imunossupressão ou outra doença que faz com que ele manifeste uma varicela mais grave, é indicado o tratamento com aciclovir também em menores de 12 anos.
Antitérmicos são indicados e deve-se lembrar de evitar ácido acetilsalicílico e ibuprofeno. Em algumas situações, pode-se utilizar medicações anti-alérgicos visando conter a coceira que acompanha as lesões de pele.

Complicações Possíveis

As infecções secundárias da pele são as complicações mais comuns associadas à catapora. A doença cria na pele uma porta de entrada para bactérias, que poderão causar infecções na mesma.

Prevenção

A vacinação para varicela é importante para prevenir a doença, pois na maioria dos casos, impede que a pessoa manifeste a doença em sua forma mais grave.