Tipos de Inaladores/Nebulizadores

     Os inaladores são aparelhos muito úteis para crianças e adultos, pois são a via de administração de diversas medicações, como Berotec ®, Atrovent ®, entre outros. Além disso, também usamos a inalação com soro fisiológico, como uma forma de hidratar as vias aéreas e ajudar quando estas estão com secreção ou quando o tempo está seco.

Existem 2 tipos de nebulizadores/inaladores: a jato e ultrassônico. Além desses, existe também o espaçador e máscara que também é utilizado para realizar medicações inalatórias que vêm em dispositivos chamados de inaladores pressurizado (IPs) ou as famosas “bombinhas”. Nesse post vamos explicar sobre cada um deles.

Inalador a Jato

     Este funciona com uma bomba de ar que liberam o ar comprimido em alta velocidade pelos orifícios do micronebulizador. Assim, o líquido é arrastado com o ar, gerando microgotículas e consequentemente, a névoa. É o inalador mais usado no país e todas as medicações inalatórias podem ser usadas nele. Entretanto, é o inalador barulhento, já que o ar sai em alta velocidade para criar a névoa.
Fonte: extra.com.br

Inalador ultrassônico

      Consiste em um inalador que gera a névoa através da vibração do transdutor (cristal), resultando em microgotículas que são carregadas através do fluxo contínuo do ar. É conhecido como inalador silencioso, pois não faz ruídos durante o seu uso. Sua desvantagem é que algumas medicações não podem ser realizadas nesse tipo de inalador, como os corticoides inalatórios (Pulmicort ® e Clenil A ®), pois estes não se tornam microgotículas de forma eficiente e acabam não chegando nas vias aéreas do paciente.

Como limpar os inaladores?

     Antes e após o uso, lavar todos os acessórios com água e detergente ou sabão neutro. Seque com papel absorvente macio.
Após a lavagem, deverá ser feita a desinfecção com:
  • Solução à base de vinagre (ácido acético): Na proporção de 2 (duas) colheres de sopa para cada 1 (um) litro de água filtrada, mergulhando os acessórios pelo período de 20 a 30 minutos, aproximadamente)
OU
  • Água sanitária: Na proporção de 1 (uma) colher de sopa para cada 1 (um) litro de água filtrada, mergulhando os acessórios pelo período de 20 a 30 minutos, aproximadamente.
     Pode-se também utilizar “esterilizante/germicida” encontrado em farmácias ou em casas especializadas. Seguir os cuidados e proporções recomendados pelo fabricante para que não danifique as partes plásticas do Inalador/Nebulizador.
     Após qualquer um dos procedimentos utilizados, enxágue em água corrente e seque todos os componentes com papel absorvente macio.

Usando o Espaçador e a Máscara

     Adultos não necessitam utilizar o espaçador e máscara, já que conseguem coordenar a respiração com o jato da medicação. Porém, crianças pequenas ainda não têm essa habilidade, e assim esta é a forma mais efetiva de administrar os Inaladores Pressurizados em crianças (estudos mostram que as partículas de beta2 agonistas (Aerolin ®) chegam em quantidade maior no pulmão quando comparado com nebulizadores). Também, não dependem de energia elétrica, sendo sua realização muito mais fácil e prática.

     É importante comprar uma máscara que se acople adequadamente ao rosto da criança (existem vários tamanhos disponíveis) para que a medicação não seja desperdiçada e vá para as vias aéreas. Em crianças maiores, não é necessário a máscara, é possível colocar o bucal diretamente na boca do paciente. Lembre-se de adquirir espaçador e máscara com válvulas, pois impede que a criança exale para dentro do espaçador.

A técnica é bem simples, como podemos ver no vídeo: Técnica do uso do espaçador e máscara
Sua higienização também é simples: consiste em deixar a mascara e o espaçador de molho em água quente (1 litro) com duas gotas de detergente por 30 minutos uma vez por semana. Após, deixar secar naturalmente, não há necessidade de passar esponja ou pano. Guardar em saco ou caixa de plástico, evitando acúmulo de mofo ou pó.
Fonte: Global Strategy for Asthma Management and Prevention. GINA 2016 / Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para o Manejo da Asma – 2012

3 comentários em “Tipos de Inaladores/Nebulizadores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s