A conjuntiva é uma fina mucosa que recobre o olho e as pálpebras em sua porção interna. Sua inflamação é caracterizada pelo olho vermelho, podendo ter diversas causas, como infecção viral/bacteriana e alergias.
![]() |
Fonte: cemahospital.com.br |
![]() |
Fonte: atribunamt.com.br |
Os principais sintomas de conjuntivite alérgica são:
- vermelhidão nos olhos
- inchaço das pálpebras
- coceira nos olhos
- secreção nos olho
A conjuntivite alérgica é em geral causada por ácaros (poeira doméstica). Existem formas agudas cujo principal sintoma é a coceira e algumas formas crônicas que acometem outras estruturas do olho além da conjuntiva, como a córnea.
O diagnóstico é clínico, ou seja os sintomas nos indicam que é a doença, associado a avaliação dos alérgenos que o paciente apresenta reação.
O tratamento consiste em colírios lubrificantes (as lágrimas artificiais) e outros colírios com medicamentos, além de evitar o alérgeno. As vacinas (imunoterapias) podem ajudar no tratamento, principalmente nas conjuntivites por ácaros.
É importante o cuidado e o tratamento da conjuntivite alérgica pois a longo prazo a coceira e a inflamação podem levar a complicações, como: ceratocone (quando a córnea do olho perde a sua curvatura normal e adquire uma forma pontuda), catarata anterior, úlceras na córnea, entre outros.